João Proença: Discurso do Mandatário da Candidatura Unidos Por Cascais - Confiança no Futuro

quinta-feira, 18 de março de 2010 by Unidos Por Cascais - Confiança no Futuro
Caras e Caros Camaradas

Infelizmente não posso estar presente nesta reunião de apresentação da Candidatura porque, em resposta a anterior compromisso, estou em Vila Nova de Gaia em sessão convocada pelo PS de Gaia, na Assembleia Municipal, em que sou o único orador.

Mas não quero deixar de enviar uma mensagem a todos os presentes:

• Saudando a sua participação nesta iniciativa, de lançamento de uma candidatura que pretende unir os socialistas em Cascais;
• Agradecendo a confiança que em mim foi depositada para, como mandatário, intervir nesta campanha;

Esta é uma candidatura que pretende unir o PS de Cascais, nas suas diferentes estruturas político-partidárias, para uma intervenção activa durante os próximos 4 anos, construir uma verdadeira alternativa para Cascais, que contribua para a derrota da actual maioria do PSD/CDS que se demonstrou incapaz de resolver os problemas do Concelho, nomeadamente para os cidadãos mais desfavorecidos.

A lista apresenta como candidato a Presidente da Concelhia o camarada Alípio de Magalhães que, nos últimos dois anos demonstrou capacidade para liderar o Partido em difíceis combates políticos, em que procurou dar espaço de intervenção e participação a todos os socialistas do Concelho, que integraram as diferentes listas candidatas aos Órgãos Municipais. O Alípio é um militante determinado, dialogante, com capacidade política demonstrada em anteriores combates eleitorais a nível nacional, com disponibilidade para unir o PS concelhio.

A lista apresentada pretende que todos os socialistas de Cascais, possam trabalhar em conjunto, nas suas diferentes Secções e também nos diferentes Órgãos Autárquicos em que participamos – Câmara Municipal, Assembleia Municipal, Juntas de Freguesia – no respeito pela diversidade das suas opiniões e na indispensável unidade para levar à prática as decisões democraticamente assumidas.

E aqui uma saudação muito especial ao Manuel Mendes, único socialista que a nível de Cascais lidera uma Junta de Freguesia, que tem demonstrado a sua capacidade para de um modo solidário resolver as situações dos cidadãos de uma das freguesias com bairros antes clandestinos, que o PS regularizou e problemas de interioridade, para o qual tem sido encaminhados pela Câmara, incapaz de combater os desequilíbrios em termos de desenvolvimento.

O aparecimento de uma ou mais listas alternativas demonstra a vitalidade do PS e a sua democracia interna. Esperamos que a campanha decorra com um debate de soluções para os problemas com que nos confrontamos e não em termos de ataques pessoais que prejudicam a afirmação do PS.

Caras e Caros Camaradas,

Este é um momento decisivo para a afirmação do PS-Cascais.

A lista de que sou mandatário apresenta soluções para os problemas de um Concelho, que tem perdido oportunidades para ocupar o espaço que lhe é devido na Área Metropolitana de Lisboa: temos potencialidades não devidamente exploradas; temos condições para ser um Concelho com uma melhor qualidade de vida, que ofereça aos seus habitantes um emprego de qualidade; temos oportunidades únicas para compatibilizar desenvolvimento económico e social em áreas tão diversas como o Mar, a Saúde, a Cultura, o Ambiente, o Desporto e a Educação na procura de uma melhoria das condições de vida e de trabalho para todos e não apenas para os mais privilegiados, combatendo os desequilíbrios litoral-interior e a perspectiva de uma comunidade condenada a encontrar em Lisboa oportunidades de emprego ou de educação a nível superior.

Temos orgulho na nossa qualidade de cidadãos de Cascais. Sentimos que nos últimos anos perdemos qualidade de vida ao não resolver problemas estruturais, apostando em projectos megalómanos, como os que resultam do encerramento do Estoril Sol, a aposta em grandes superfícies em prejuízo do comércio local ou a não utilização plena de infraestruturas com o que o PS dotou o Concelho como a Marina de Cascais.

Nos últimos anos perdemos face a Concelhos como Oeiras e Sintra e não fomos capazes de construir alternativas credíveis para explorar potencialidades únicas em termos de ambiente, praias e acessos à capital do País.

Queremos um Concelho melhor e o PS é a alternativa como bem o demonstrou na Saúde, na Cultura e na resolução dos problemas do interior do Concelho e da mobilidade litoral-interior.

Por isso esta Lista que hoje se apresenta é a esperança de um concelho para todos os que nele vivem e trabalham, com diálogo permanente com as forças vivas deste Município, que pode voltar a ser o pólo de desenvolvimento em que todos, do Interior e do Litoral possam sentir o orgulho de Munícipes de Cascais.

A futura CPC de Cascais do Partido Socialista tem que ser a expressão da unidade na pluralidade de opiniões, na procura da Justiça Social e do combate às desigualdades económicas e sociais.

Viva o Partido Socialista.
Viva um Cascais próspero e solidário.
Posted in | 0 Comments »

Sem comentários:

Enviar um comentário